O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira
(24), na Seção 3, o extrato de acordo de nº 01200.000864/2007-12:
ESPÉCIE: Termo de Cooperação Técnica, que entre si celebram o MINISTÈRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MCT, por intermédio de sua Unidade de Pesquisa o INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IBICT, e a ONLINE COMPUTER LIBRARY CENTER – OCLC. DO OBJETO: Troca de informações de Metadados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e o Banco de Dados da OCLC. DA VIGÊNCIA: O prazo de vigência do presente Termo é de 01 ano, contados a partir da data de sua assinatura. DAS ASSINATURAS: Pelo MCT/IBICT – EMIR JOSÉ SUAIDEN – Diretor do IBICT. Pela OCLC – PHYLLIS B. SPIES – Vice Presidente.
A finalidade da cooperação entre o Ibict e a OCLC é a transferência mútua de dados entre a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a Base de Dados Worldcat – Catálogo Coletivo on-line da OCLC. Também permitirá ao Ibict e aos demais institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) o acesso gratuito à base de dados WorldCat que contém mais de 1 bilhão de itens de informações originárias de cerca de dez mil bibliotecas.
A transferência dos registros da BDTD para a base de dados WorldCat dará visibilidade ao IBICT, uma vez que esses registros serão identificados com o nome do IBICT.
O Ibict receberá de volta da OCLC, em formato Machine-Readable Cataloging Record (MARC), de forma gratuita, os registros da BDTD, que foram encaminhados ao WorldCat, que é o mesmo formato utilizados pelas bibliotecas nas universidades brasileiras , tendo assim possibilidade de ampliar a divulgação de seus dados junto à comunidade científica brasileira.Esse formato é reconhecido internacionalmente como o padrão para importação e exportação de dados e transferência de arquivos, o que permite a ampliação e a divulgação de dados junto à comunidade científica brasileira.
A OCLC é uma organização internacional privada, sem fins lucrativos, composta de membros, dedicada a prestar serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso á informação mundial e reduzir os custos associados. Mais de 53.548 bibliotecas em 96 países e territórios em todo o mundo. Em conjunto, as bibliotecas membros da OCLC formam o maior consórcio de mundo.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)